{{link.titulo}} Login

Notícias

07/11/2022

WEA 2022 – Será a crise um impulso ou um retrocesso para a transição energética?

Energia e Clima

Foi lançado o World Energy Outlook 2022 (WEO 2022), a publicação de referência da Agência Internacional de Energia (IEA), que analisa os recentes dados de energia e desenvolvimentos do mercado. O relatório aborda, de forma objetiva e imparcial, a oferta e a procura global de energia em diferentes cenários e as implicações para a segurança energética, para as metas climáticas e para o desenvolvimento económico.

Com a crise global de energia desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, o WEO 2022 fornece análises e perceções indispensáveis sobre as implicações deste choque profundo e contínuo para os sistemas de energia em todo o mundo.

Embora as pressões nos mercados já se manifestassem antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, estes acontecimentos afetaram todos os tipos de cadeias de abastecimento globais, incluindo a da energia, transformando uma rápida recuperação económica pós pandemia, numa total turbulência energética.

A Rússia tem sido de longe o maior exportador mundial de combustíveis fósseis, mas as restrições ao fornecimento de gás natural e as sanções europeias às importações de petróleo e carvão da Rússia cortaram uma das principais artérias do comércio global de energia. Todos os combustíveis são afetados, estando o epicentro nos mercados de gás, expondo assim os consumidores a contas de energia mais altas e a escassez de fornecimento.

Os preços de compra de gás natural “spot” atingiram níveis nunca vistos, ultrapassando os 250 USD por barril de petróleo equivalente. Os preços do carvão também atingiram níveis recordes e o petróleo subiu acima de 100 USD por barril em meados de 2022, antes de cair. Os preços altos do gás e do carvão são responsáveis por 90% da pressão ascendente sobre os custos da eletricidade em todo o mundo. Para compensar as deficiências no fornecimento de gás natural russo, a Europa deverá importar mais 50 biliões de metros cúbicos (bcm) de gás natural liquefeito (GNL) em 2022, em comparação com o ano anterior.

Os elevados preços da energia também estão a aumentar a insegurança alimentar em muitas economias em desenvolvimento, principalmente sobre as famílias mais pobres, onde uma maior percentagem do seu rendimento é gasta em energia e alimentos. Cerca de 75 milhões de pessoas, que recentemente obtiveram acesso à eletricidade, provavelmente perderão a capacidade de a pagar. Isto significa que, pela primeira vez desde que começou a ser feito o rastreio, o número total de pessoas em todo o mundo sem acesso à eletricidade começou a aumentar, e quase 100 milhões de pessoas podem voltar a depender da lenha para cozinhar.

Diante da escassez de energia e dos preços altos, os governos comprometeram, até agora, mais de 500 mil milhões de USD para proteger os consumidores dos impactos imediatos, tentando garantir rapidamente fontes de abastecimento de combustível alternativas e o armazenamento adequado de gás. Outras ações de curto prazo incluíram o aumento da geração de eletricidade a partir de petróleo e carvão, estendendo a vida útil de algumas centrais nucleares e acelerando o fluxo de novos projetos de energias renováveis. As medidas do lado da procura receberam menos atenção, mas uma maior eficiência energética é uma parte essencial da resposta de curto e longo prazo.

Com os mercados de energia a permanecerem extremamente vulneráveis, o choque energético que vivemos é um lembrete da fragilidade e insustentabilidade do nosso atual sistema de energia. Uma questão-chave para os formuladores de políticas e para o WEO 2022 é se a crise será um revés para as transições de energia limpa ou se servirá de catalisador.

O WEO 2022 explora três cenários, diferenciados principalmente pelas suposições feitas sobre as políticas governamentais:

  • O Cenário de Políticas Declaradas (STEPS) mostra a trajetória implícita nas configurações de políticas atuais. 
  • O Cenário de Compromissos Anunciados (APS) pressupõe que todas as metas ambiciosas anunciadas pelos governos sejam cumpridas no prazo e na íntegra, incluindo as suas metas de longo prazo de emissões líquidas zero e do acesso à energia. 
  • O Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE) traça uma maneira de alcançar uma estabilização de 1,5°C no aumento das temperaturas médias globais, juntamente com o acesso universal à energia moderna em 2030.

A utilização global de combustíveis fósseis aumentou conjuntamente com o PIB desde o início da Revolução Industrial no século 18: reverter esse aumento enquanto se continua a expandir a economia global será um momento crucial na história da energia. A participação dos combustíveis fósseis na matriz energética global tem sido, há décadas, consistentemente alta, à volta dos 80%. Até 2030, no cenário STEPS, essa participação cai abaixo de 75%, para pouco mais de 60% em 2050.

As preocupações com os preços dos combustíveis, segurança energética e emissões – reforçadas por um apoio político mais forte – estão realçando as perspetivas para muitos combustíveis com baixas emissões. O investimento em gases de baixas emissões deverá aumentar acentuadamente nos próximos anos. Os projetos de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) também estão a avançar mais rapidamente do que antes, estimulados por um maior apoio político para auxiliar a descarbonização industrial, produzindo combustíveis com baixas ou zero emissões.

Um novo paradigma de segurança energética é necessário para manter a fiabilidade do sistema energético e para que este seja acessível a todos, enquanto se reduzem as emissões. Durante a transição energética, ambos os sistemas devem funcionar bem para fornecer os serviços de energia necessários aos consumidores, mesmo que suas as respetivas contribuições mudem ao longo do tempo.

Manter a segurança do fornecimento de eletricidade nos futuros sistemas de energia exige novas ferramentas, abordagens e mecanismos mais flexíveis para garantir as capacidades adequadas. Os produtores de energia precisarão de dar uma melhor resposta, os consumidores precisarão de ter mais ligações e de ser mais flexíveis, e a infraestrutura da rede precisará de ser fortalecida e digitalizada. Abordagens inclusivas e centradas nas pessoas são essenciais para permitir que comunidades vulneráveis possam gerir os custos iniciais de tecnologias mais limpas e garantam que os benefícios da transição sejam sentidos amplamente em todas as sociedades. Mesmo que a transição reduza o uso de combustível de origem fóssil, há partes desse sistema que permanecem críticas para a segurança energética - como o gás, para satisfazer as necessidades de pico de eletricidade, ou refinarias para fornecer combustíveis de transporte. A retirada não planeada ou prematura dessa infraestrutura, poderá ter consequências negativas para a segurança energética.

» Leia na integra o WEO 2022