{{link.titulo}} Login

Notícias

12/12/2022

Segurança energética impulsiona produção de eletricidade através de fontes renováveis

Energia e Clima

Segundo o mais recente relatório da AIE – Agência Internacional de Energia, a crise energética global está a levar a uma forte aceleração nas instalações de energia renovável, com o crescimento total da capacidade global a quase duplicar nos próximos cinco anos, ultrapassando o carvão como a maior fonte de geração de eletricidade e ajudando a manter viva a possibilidade de limitar o aquecimento global a 1,5 ° C.

As preocupações com a segurança energética causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia motivaram os países a voltarem-se cada vez mais para as energias renováveis, como a solar e a eólica, para reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados, cujos preços aumentaram drasticamente, na produção de energia elétrica. Espera-se agora que a capacidade global de produção de energia elétrica renovável cresça 2.400 gigawatts (GW) no período 2022-2027, valor igual a toda a capacidade atual da China, de acordo com a Renewables 2022, a última edição do relatório anual da AIE sobre o setor.

Esse esperado aumento maciço, está 30% acima do crescimento prevista há apenas um ano atrás, destacando a rapidez com que os governos focaram as suas políticas nas energias renováveis. O relatório conclui que as energias renováveis devem responder por mais de 90% da expansão global da eletricidade nos próximos cinco anos, ultrapassando o carvão e tornando-se a maior fonte de eletricidade global no início de 2025.

"As energias renováveis já se estavam a expandir rapidamente, mas a crise energética global colocou-as numa nova fase extraordinária de crescimento ainda mais rápido, à medida que os países buscam capitalizar os seus benefícios de segurança energética. O mundo está pronto a adicionar tanta energia renovável nos próximos 5 anos como fez nos 20 anos anteriores", disse o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. "Este é um exemplo claro de como a atual crise energética pode ser um ponto de viragem histórico em direção a um sistema energético mais limpo e seguro. A aceleração contínua das energias renováveis é fundamental para ajudar a manter a porta aberta na limitação do aquecimento global a 1,5 °C".

A guerra na Ucrânia é um momento decisivo para as energias renováveis na Europa, onde governos e empresas estão procurando substituir rapidamente o gás russo por alternativas. Prevê-se que a quantidade de energia renovável adicionada na Europa no período de 2022-27 seja duas vezes mais elevada do que nos cinco anos anteriores, impulsionada por uma combinação de preocupações com a segurança energética e ambições climáticas.

Além da Europa, a revisão em alta do crescimento das energias renováveis, para a produção de eletricidade para os próximos cinco anos também é impulsionada pela China, Estados Unidos e Índia, que estão a implementar políticas e a introduzir reformas regulatórias e de mercado, para combater a crise energética, mais rapidamente do que o planeado anteriormente.

A procura global total de biocombustíveis dever-se-á expandir em 22% no período 2022-2027. Os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Indonésia e Índia representam 80% da expansão global esperada no uso de biocombustíveis, com todos os cinco países a apresentarem políticas abrangentes para apoiar o seu crescimento.

 Leia aqui o Renewables 2022