{{link.titulo}} Login

Notícias

08/05/2024

"Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife)"

Produtos
O gabinete de imprensa da Universidade de Coimbra emitiu hoje uma notícia em relação ao projeto, "Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife)", que está a ser desenvolvido em parceria com a Sogilub, e que pretende reduzir o impacto ambiental dos óleos lubrificantes usados e criar um produto de alta qualidade capaz de ser reintroduzido no seu ciclo de vida útil.

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma tecnologia sustentável para a regeneração de óleos lubrificantes usados, através de dióxido de carbono (CO2) de instalações industriais, informa a FCTUC.

O projeto "Regeneration of used lubricant oil by supercritical CO2 - a process towards circular economy and environmental health (NeWLOife)", um dos vencedores da 4.ª edição dos Prémios Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, está a ser desenvolvido em parceria com a Sogilub - Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda. e pretende reduzir o elevado impacto ambiental dos óleos lubrificantes usados e criar um produto de alta qualidade capaz de ser reintroduzido no seu ciclo de vida útil.

«Os óleos lubrificantes usados são altamente poluentes, mas podem ser também um recurso, uma vez que são derivados do petróleo. Ou seja, se tivermos a possibilidade de regenerar eficazmente aquele que já existe em vez de utilizar óleo novo, é, naturalmente, uma mais valia. Se, adicionalmente, pudermos aproveitar o dióxido de carbono das indústrias para o processo de regeneração, podemos atingir uma pegada negativa», acredita Cecília Santos, investigadora do Departamento de Química da FCTUC e coordenadora do projeto.