{{link.titulo}} Login

Notícias

27/02/2023

PSP e Apetro promovem ações de segurança para postos de abastecimento

AQS

Um dos valores da Apetro, reflexo da Indústria que representa, consiste no estabelecimento de normas e boas práticas em procedimento e conduta nas área da Segurança.

A PSP, em parceria com a Apetro, desenvolveu um conjunto de ações de sensibilização sobre segurança, direcionadas aos gerentes dos postos de abastecimento de combustível (PAC) das suas associadas.

“A segurança é uma responsabilidade de todos e a prevenção dos ilícitos bem como a minimização das suas consequências quando estes não possam ser evitados, em especial as consequências para a integridade física das pessoas, é uma preocupação constante para a PSP. A implementação das medidas de segurança passivas e ativas devem sempre ser acompanhadas por parte dos intervenientes em situações de risco/perigo da adoção de comportamentos minimizadores de uma eventual escalada da violência.” refere o Subintendente Sérgio Saldanha, do Departamento de Operações da Direção Nacional da PSP.

Esta iniciativa, que surgiu no âmbito da Subcomissão de Segurança nos PAC, contou com 10 sessões online e 5 sessões presenciais, abrangendo um universo de mais de 600 inscritos.

Segundo o Secretário Geral da Apetro “Numa Indústria que envolve riscos, tanto humanos como materiais e ambientais, não basta cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis à sua atividade. É necessário promover uma cultura de segurança como condição essencial para o seu sucesso, bem como imprescindível assegurar a melhoria contínua dos processos e regulamentos de segurança e a aplicação dos altos padrões da Indústria em todas as suas práticas e políticas globais.”, refere António Comprido.