{{link.titulo}} Login

Notícias

16/03/2022

Lançamento da Plataforma para a Promoção dos Combustíveis de Baixo Carbono

Energia em evolução
Oito organizações Portuguesas que operam na cadeia de valor dos combustíveis para a mobilidade, unem forças para formar a Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono (Plataforma PCBC).

Agora em conjunto e totalmente comprometidas com os objetivos climáticos europeus, estas associações procuram contribuir para a descarbonização do setor da mobilidade, de uma forma sustentável e acessível a todos.

Nesta iniciativa encontram-se representadas organizações que operam em diferentes etapas da cadeia de valor, desde a matéria-prima à produção do combustível, incluindo o seu fornecimento e distribuição, constituindo uma parte muito substancial dos setores dos combustíveis renováveis sustentáveis em Portugal e da mobilidade, nomeadamente a terrestre, ligeira e pesada, a aviação e a marinha, incluindo os consumidores.

Os membros da Plataforma PCBC estão empenhados em contribuir para uma economia climaticamente neutra até 2050 e para uma transição para combustíveis produzidos a partir de matérias-primas alternativas, nomeadamente biomassa sustentável, agrícola e florestal, resíduos, bem como a partir de eletricidade de fontes renováveis e CO2 para a produção de combustíveis sintéticos derivados do hidrogénio.

Dada a importância do setor dos transportes para a neutralidade climática, os combustíveis renováveis são essenciais para que os objetivos climáticos possam ser atingidos, desempenhando um papel particularmente importante neste âmbito dada a sua superior densidade energética, facilidade de armazenamento e transporte, e a ampla disponibilidade de infraestruturas e veículos já existentes para distribuição e utilização destes combustíveis e que, já hoje, contribuem para reduções significativas de emissões de GEE no setor de transporte rodoviário através da sua atual incorporação nos combustíveis fósseis.

São objetivos da Plataforma PCBC:

  • Atuar como um fórum potenciador da comunicação coletiva, visando o intercâmbio de opiniões e melhores práticas sobre a transição energética e a descarbonização de todos os modos de transporte. 
  • Trabalhar em conjunto para contribuir para a descarbonização do setor de mobilidade de uma forma sustentável, progressiva e acessível a todos.
  • Apelar às Instituições Nacionais e Europeias para a elaboração de um quadro legislativo que valorize e apoie todas as tecnologias de baixo carbono e impulsione a economia circular, em benefício das economias e dos consumidores.
  • Dar visibilidade à dimensão social da transição energética, não privando dessa necessidade as áreas rurais e as mais desfavorecidas economicamente, alertando para as eventuais implicações financeiras insustentáveis que algumas soluções impostas possam acarretar.
  • Partilhar publicamente as suas opiniões e posições relativamente ao desenho de regulamentos, necessários para o desenvolvimento de casos de negócios para os investimentos em combustíveis de baixo carbono.

Consulte o comunicado de imprensa e apresentação pública.

Não perca o website oficial e as redes socias.

Logos.png