{{link.titulo}} Login

Notícias

08/11/2022

Inf. 145 - Evolução Mercado Produtos Petrolíferos - Butano (Garrafas) e Propano (Granel) - 3º Trim. 2022

Mercado Petrolífero

Em complemento da análise da evolução do mercado dos combustíveis rodoviários no 3º trimestre de 2022 (Informação n.º 144), apresenta-se a evolução das cotações e da estrutura dos PMVP do Butano Garrafas e do Propano a Granel no 3º trimestre de 2022, no trimestre anterior e no homólogo de 2021.

Verificou-se uma descida da cotação do MID Brent, uma relativa estabilização das cotações do propano, e no caso das cotações do butano uma descida até meio do trimestre, revertida depois por uma subida até ao final do trimestre. Estas diferenças significativas estão associadas a efeitos de sazonalidade e à especificidade dos respetivos mercados.
O PMVP do Butano em garrafas e o do Propano a granel desceram face ao trimestre anterior, devido à descida das cotações em 20,7 cent/kg e 6,8 cent/kg, respetivamente.
Verificou-se um aumento dos custos de Armazenagem, Distribuição e Comercialização (ADC) em 4,2 cent/kg e 5,4 cent/kg, respetivamente.
Estes aumentos da ADC, que se seguiram a diminuições no trimestre anterior, refletem o atraso com que as alterações das cotações se refletem nos preços, devido à longa cadeia de valor do GPL, nomeadamente o embalado, e também ao facto de apenas dispormos da publicação de valores mensais, pela DGEG.

Consulte aqui a Informação nº145.