{{link.titulo}} Login

Notícias

26/10/2020

Impacto das mudanças de comportamento nas emissões de CO2 no Cenário Net Zero Emissions 2050

Energia e Clima
As mudanças comportamentais das pessoas em todo o mundo podem ter um grande impacto nas emissões globais de CO2.
Ajustar a forma como usamos recursos tais como transportes, aquecimento e arrefecimento pode reduzir as emissões em quase 2 Gt entre 2021 e 2030, uma grande contribuição de esforços para atingir o Cenário Net Zero Emissions 2050 (NZE2050) .

Abordar as emissões da infraestrutura existente seria inevitável no NZE2050. Além do investimento em tecnologias, como CCUS, gases de baixo carbono e reformas dos edifícios, as mudanças de comportamento seriam parte integrante da estratégia de redução de emissões. No World Energy Outlook 2020 da IEA, foram examinadas 11 medidas individuais relacionadas com o comportamento, que no total reduziriam as emissões de CO2 em 2 Gt em 2030 no NZE2050.

A maioria dessas reduções ocorre no setor de transportes. Os exemplos incluem substituir voos com menos de uma hora por alternativas de baixo carbono, caminhar ou andar de bicicleta em vez de andar de carro para viagens abaixo de 3 km, e reduzir a velocidade do tráfego rodoviário em 7 km/h. Se implementadas integralmente hoje, essas medidas reduziriam as emissões de CO2 do setor de transporte em mais de 20%. Estas são medidas ilustrativas e nem todas seriam possíveis para todos, mas destacam a importância das mudanças comportamentais para o NZE2050 e a escala do que é necessário.

Saiba mais aqui.