{{link.titulo}} Login

Notícias

08/04/2013

Galp Energia conclui projeto de conversão das suas refinarias

Refinação

RefinariaA nossa Associada Galp Energia, inaugurou no passado dia 5, as novas unidades processuais da refinaria de Sines , numa cerimónia que assinalou a conclusão do maior projeto industrial de sempre em Portugal.

Através deste projeto estruturante, que representou um investimento de 1,4 mil milhões de euros e implicou, por um lado, a modernização e adaptação de diversas unidades processuais das refinarias de Matosinhos e Sines e por outro, a construção de novas unidades que vieram maximizar a capacidade do aparelho refinador nacional, não só Portugal se torna autossuficiente na produção de gasóleo, como passará de importador a exportador líquido deste combustível, com reflexos positivos ao nível da balança de pagamentos e na fatura energética nacional.

Portugal passa assim a dispor do maior aparelho refinador ibérico, equipado com a melhor e mais moderna tecnologia disponível, com uma capacidade de destilação total de 330 mil barris de petróleo por dia, capaz de produzir combustíveis de elevada qualidade, contribuindo com a sua eficiência e competitividade para a criação de riqueza a nível nacional.

O contributo deste projeto para a economia portuguesa traduz-se ainda na criação permanente de cerca de 100 postos de trabalho diretos qualificados, bem como de cerca de 450 indiretos.

De realçar que este projeto acarretou também vantagens ambientais quer a nível processual, com melhorias ambientais e maior eficiência energética nas refinarias, quer ao nível dos atributos dos combustíveis produzidos

> Clique aqui para saber mais