{{link.titulo}} Login

Notícias

23/12/2022

Concawe publica análise técnico-ambiental e económica de diferentes e-fuels

Energia em evolução

A Concawe e a Aramco desenvolveram conjuntamente o estudo “E-fuels: Uma avaliação técnico-económica da produção doméstica europeia e importações rumo a 2050”, com o objetivo de realizar uma análise técnico-ambiental e económica de diferentes e-fuels, produzidos em diferentes regiões do mundo em 2020, 2030 e 2050, considerando vários parâmetros técnico-económicos.

Os combustíveis incluídos neste estudo são e-hidrogénio (liquefeito e comprimido), e-metano (liquefeito e comprimido), e-metanol, e-polioximetileno dimetil éteres (abreviado como OME3-5), e-metanol para gasolina, e-metanol para querosene, e-amônia e e-Fischer-Tropsch querosene/diesel (reação a baixa temperatura). O hidrogénio é considerado um combustível final, mas também matéria-prima para a produção de outros e-combustíveis.

O estudo inclui:

  • Uma avaliação de unidades autónomas vs unidades integradas com refinarias de produtos fósseis;
  • Uma comparação dos custos de produção de e-combustíveis vs combustíveis fósseis / biocombustíveis / e-combustíveis produzidos a partir de eletricidade nuclear;
  • Uma análise do futuro contexto dos e-combustíveis na Europa (potencial procura, CAPEX, potencial de eletricidade renovável, utilização de terreno, necessidade de matérias-primas);
  • Um aprofundamento nas considerações ambientais e de segurança, aceitação social, barreiras à implantação e regulamentação.

A avaliação tecno-ambiental dos e-fuels (Parte 1) foi desenvolvida pela Concawe e Aramco, usando a plataforma Sphera GaBi como ferramenta de modelação, e a avaliação econômica e contextual dos e-fuels (Parte 2) foi conduzida pelos consultores LBST e E4tech, sob a supervisão de Concawe e Aramco. Todas as suposições estão totalmente alinhadas entre as duas partes do estudo.

» Consulte o estudo completo no website da Concawe!