{{link.titulo}} Login

Notícias

08/11/2022

Concawe lança “comparador” de CO2 de veículos automóveis

Transportes

A atual legislação parece apontar para um futuro totalmente elétrico, mas quais são, de facto, as emissões reais de CO2 dos automóveis? Existe alguma tecnologia com zero emissões? A eletrificação é a única opção para tornar a mobilidade climaticamente neutra? E quanto aos combustíveis renováveis e a utilização circular de CO2? Embora seja claro que a eletrificação é um elemento chave para a descarbonização do setor de transportes, existem outras soluções capazes de reduzir as emissões imediatamente?

Para obter respostas a essas perguntas, o The Brussels Times realizou um webinar que incluiu a demonstração de uma ferramenta que avalia as emissões de GEE durante o ciclo de vida completo, e na vida real, de automóveis com diferentes sistemas propulsores.

Do ponto de vista climático, não importa se as emissões de GEE ocorrem durante a produção do veículo, do vetor energético, ou no tubo de escape pois, nessa perspetiva, há que considerar todas elas.

À medida que os sistemas propulsores diversificam os seus níveis de eletrificação – híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, juntamente com a diversificação das vias de produção de combustíveis, fósseis e renováveis, a pegada de carbono ao longo de seu ciclo de vida depende muito do tipo de utilização (por exemplo, perfil de condução) e do contexto de utilização (por exemplo, intensidade de carbono da eletricidade). Esta ferramenta interativa desenvolvida pelo IFP Energies Nouvelles (IFPEN), foi encomendada pela Concawe e permite desenhar vários cenários, combinando estes parâmetros e comparando o seu desempenho ambiental.

Experimente agora!