{{link.titulo}} Login

Notícias

29/05/2015

Celebre o Dia Mundial da Energia, poupe-a!

Comunicação
Comemorado todos os anos a 29 de Maio, hoje é o Dia Mundial da Energia.
Tendo sido criado, tal como todos os restantes Dias Mundiais, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para determinado assunto, neste caso a energia, valerá a pena refletir sobre a sua importância em todos os aspetos das nossas vidas pois, de facto, ao fazermos esta reflexão, estamos inevitavelmente a pensar nas pessoas, nos milhares de milhões de pessoas que utilizam energia para melhorar as suas vidas quotidianas, e dos milhares de milhões que tanto anseiam por esse direito legítimo. Se em economias mais desenvolvidas, se buscam fontes cada vez mais sustentáveis de energia, que proporcionem mais bem estar, maior mobilidade e impulsionem o desenvolvimento tecnológico, para os países em desenvolvimento, a expansão de fontes de energia fiáveis e financeiramente acessíveis, permitirá acelerar mudanças que melhorem e até que salvem vidas, através da criação ou expansão da indústria, da modernização da agricultura, da dinamização do comércio e dos transportes, componentes básicos para um crescimento económico capaz de gerar emprego e erradicar a pobreza.
Perante este paradigma complexo que é a necessidade crescente de energia, capaz de satisfazer as necessidades de uma população mundial igualmente crescente, poderá parecer que cada um de nós, individualmente, nada tem a fazer. Não é verdade. É sempre possível fazer uma utilização mais responsável da energia, isto é, consumir menos, sem alterar o nosso estilo de vida ou sem abdicar do nosso conforto, é possível sermos “energeticamente eficientes” e muitas vezes é possível fazê-lo sem sequer proceder à substituição de equipamentos menos eficientes por outros mais eficientes. É possível fazê-lo alterando, tão só, comportamentos. 

Convidamo-lo assim a ver ou a rever, aqui no nosso site, “Poupe mais do que combustível”, tanto mais porque a forma como conduz não é apenas importante para si, para a sua família e para os outros condutores. Também tem impacto no nosso ambiente.