{{link.titulo}} Login

Notícias

02/12/2020

Carbono capturado dá origem a embalagens de cosméticos

Energia em evolução

Através de uma parceria inovadora, a LanzaTech, a Total e a L'Oréal lançaram a primeira embalagem sustentável do mundo, feita a partir de emissões de carbono capturadas e recicladas. Este processo de conversão inovador ocorre em três etapas:

  • A LanzaTech captura as emissões de carbono industrial e converte-las em etanol usando um processo biológico exclusivo.
  • A Total, graças a um processo inovador de desidratação desenvolvido em conjunto com a IFP Axens, converte o etanol em etileno antes de polimerizá-lo em polietileno, que possui as mesmas características técnicas do seu equivalente fóssil.
  • A L'Oréal usa esse polietileno para produzir embalagens, com a mesma qualidade e propriedades do polietileno convencional.

Trata-se de um sucesso tecnológico e industrial, que prova que as emissões de carbono industrial podem ser utilizadas para produzir embalagens plásticas. Este primeiro projeto a nível mundial demonstra o compromisso dos três parceiros com o desenvolvimento de uma economia circular sustentável para plásticos, e abre caminho para novas oportunidades de captura e reutilização de emissões de carbono industrial.

Segundo as suas declarações, as companhias envolvidas nesta parceria pretendem agora continuar a trabalhar juntas no sentido de aumentar a escala da produção desses plásticos sustentáveis, e manifestaram a sua disponibilidade para trabalhar com todos aqueles que se desejem juntar a eles, comprometendo-se com o uso desses novos plásticos sustentáveis.