{{link.titulo}} Login

Notícias

02/03/2020

BP, Eni, Equinor, Shell e Total formam consórcio para desenvolver o projeto “Net Zero Teesside” e acelerar o potencial do primeiro cluster de carbono zero do Reino Unido

Comunicação

Foi recentemente anunciado em Teesside, Reino Unido, pelo “OGCI Climate Investments”, o fundo de investimento de mil milhões de dólares da “Oil and Gas Climate Initiative”, a formação de um consórcio dos seus membros - BP, Eni, Equinor, Shell e Total, tendo a BP como operador - para acelerar o desenvolvimento do projeto “Net Zero Teesside”, anteriormente conhecido como “Clean Gas Project”.

O projeto, que permitirá descarbonizar a indústria local, através da captura de até 6 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono anuais, equivalente ao consumo médio anual de 2 milhões de residências no Reino Unido, inclui a construção de um sistema de captura, transporte, compressão e armazenamento do CO2 industrial, em segurança, num reservatório no mar do Norte. A infraestrutura de transporte e armazenamento incentivará novos investimentos de indústrias regionais que desejem armazenar ou usar CO2. Para além disso, a instalação de uma turbina a gás de ciclo combinado (CCGT) com tecnologia de captura de carbono, fornecerá energia de baixo carbono, como complemento às fontes de energia renovável, e suportará o investimento na infraestrutura.

Uma extensa avaliação de impacto na fase de construção deste projeto, estima um benefício bruto anual de até 450 milhões de libras para a região de Teesside e o apoio à criação de até 5.500 empregos diretos.

Dada a experiência global dos parceiros na captura, utilização e tecnologia de armazenamento de carbono, o seu comprometimento em trabalhar em estreita colaboração com o governo e as partes interessadas locais, e com os devidos apoios governamentais, o projeto tem como data de início, ambiciosa, porém viável, meados da década de 20.

A OGCI - “Oil and Gas Climate Initiative”, é um consórcio liderado pelos CEO’s das companhias que dele fazem parte (BP, Chevron, CNPC, Eni, Equinor, ExxonMobil, Oxy, Pemex, Petrobras, Repsol, Saudi Aramco,  Shell e Total), e visa acelerar a resposta do setor às mudanças climáticas, desempenhando um papel ativo na definição do caminho global capaz de gerar zero emissões líquidas.

Conheça mais em pormenor o projeto “Net Zero Teesside”.