{{link.titulo}} Login

Notícias

24/11/2022

Abertas candidaturas à 3.ª Cohort do Programa Future Energy Leaders Portugal

Comunicação

Encontra-se a decorrer, até 30 de novembro, o período de candidaturas à Cohort 2023 do Programa Future Energy Leaders Portugal (FELPT), que agrega jovens profissionais do sector da energia.

Promovido pela Associação Portuguesa da Energia (APE) com o apoio do World Energy Council (WEC), o Programa FELPT pretende inspirar e desenvolver os futuros líderes do setor energético de Portugal e assenta no debate de ideias criativas e com potencial inovador para desafiar o pensamento convencional, explorando novas estratégias para o futuro dos sistemas energéticos. O programa oferece aos jovens profissionais uma oportunidade única de aprender, desenvolver competências e participar no debate das questões de energia em Portugal e em países que integram o Council, assim como colaborar e partilhar experiências com especialistas do setor.

Durante 2022, até à data, os FELPT destacaram-se pela publicação de três estudos:

  1. O Impacto Ambiental da Descarbonização do Sistema Elétrico Português: Avaliação do Ciclo de Vida
  2. Caracterização Energética e Socioeconómica do Sector Residencial em Portugal
  3. Os Desafios da Elevada Incorporação de Geração Renovável na Operação do Sistema Elétrico

Adicionalmente, realizaram três edições do evento “Energia em Debate”, várias sessões “FELPT Energy Talks” com especialistas de renome do setor energético mundial e eventos que promovem o networking entre as várias gerações do setor. Publicaram também vários artigos técnicos e de opinião em órgãos de comunicação social e expandiram a sua atividade ao comentário regular de temas energéticos ao meio televisivo.

O ano de 2022 destaca-se ainda pelo estabelecimento de um programa promovido pela APE e focado na agregação e troca de experiências entre profissionais femininas por forma a fomentar o aumento da representatividade no sector energético, WEP, o que comprova o balanço extremamente positivo da comunidade FELPT durante 2022.

Integrar a turma dos FELPT é uma oportunidade única para estar rodeado de jovens com percursos profissionais de excelência nas suas áreas de atuação e com eles, desenvolver trabalhos e projetos que visam incrementar os níveis de literacia energética na sociedade, com o apoio da APE. Ser embaixador da transição energética é também, participar ativamente na discussão em torno do setor energético inspirando os que nos rodeiam e as gerações mais novas a seguir as práticas sustentáveis.” Pedro Ernesto Ferreira, Presidente FELPT. 

As candidaturas ao programa FELPT estão abertas até dia 30 de Novembro e são dirigidas a jovens profissionais, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, com idade máxima de 35 anos e com um mínimo de 3 anos experiência profissional ou estudos de pós-graduação.

“Participar no programa FELPT é a oportunidade de fazer a diferença, debatendo as questões mais prementes do sector energético português, ao invés de ser apenas um observador. Acredito que a nossa geração tem a oportunidade e o dever de empreender a transição energética de modo seguro, ao mesmo tempo que contribui para a humanização das políticas energéticas” Ana Sousa, Secretária-Geral FELPT.

Para mais informações: