{{link.titulo}} Login

Notícias

26/04/2023

A NOVA School of Science and Technology | NOVA FCT assina protocolo de colaboração com a Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono

Energia em evolução
A NOVA School of Science and Technology | NOVA FCT (https://www.fct.unl.pt/) assinou, no passado dia 18 de abril de 2023, um protocolo de colaboração com a Plataforma para a Promoção de Combustíveis de Baixo Carbono (PCBC) (https://combustiveisbaixocarbono.pt/).

A PCBC integra organizações que operam em diferentes pontos da cadeia de valor dos combustíveis, desde a obtenção das matérias-primas à sua utilização nos transportes, passando pelo seu processamento e distribuição. A PCBC representa diversos sub-sectores da mobilidade, nomeadamente o terrestre, incluindo o ligeiro e o pesado, a aviação e o transporte marítimo e visa a descarbonização do vasto setor dos transportes através da promoção de combustíveis renováveis de baixo carbono (reduzida pegada de carbono).

Considerando que a NOVA FCT desenvolve atividades de ensino e de I&DT nas áreas dos Biocombustíveis sustentáveis, da Bioenergia, das Energias Renováveis e da Engenharia Química,será um parceiro importante para a PCBC no desenvolvimento de estudos e projetos relacionados com combustíveis renováveis de baixo carbono, bem como na sua promoção junto da comunidade universitária. Simultaneamente, a PCBC será um parceiro estratégico para a NOVA FCT por potenciar a ligação da universidade ao setor dos transportes, promovendo novos desafios de investigação na área dos biocombustíveis renováveis e por possibilitar a ligação entre os estudantes e as empresas deste importante setor.

A NOVA FCT reforça assim a sua política de ligação ao universo empresarial português e de disponibilização do seu know-how aos desafios da descarbonização que se colocam às organizações nacionais, no contexto das metas europeias e nacionais de redução das emissões de GEE e de combate às alterações climáticas.