{{link.titulo}} Login

Notícias

23/11/2018

A eficiência energética é a pedra angular para a construção de um sistema energético seguro e sustentável

Energia e Clima

Segundo a 6.ª edição do “Energy Efficiency 2018” recentemente publicada pela Agência Internacional de Energia, a implementação de medidas corretas de eficiência energética, contando apenas com as tecnologias disponíveis, permitiria duplicar a economia mundial até 2040, com um acréscimo marginal na procura de energia.

Fatih Birol, diretor executivo da IEA declarou, quando da apresentação deste relatório que: "A eficiência pode permitir o crescimento económico, reduzir as emissões e melhorar a segurança energética. As políticas corretas de eficiência podem permitir que o mundo alcance mais de 40% dos cortes de emissões necessários para alcançar as suas metas climáticas, sem exigir novas tecnologias."

O relatório deste ano caracteriza-se pela apresentação de um novo “Cenário Mundial Eficiente”, que responde à pergunta: O que aconteceria se os políticos percebessem todo o potencial economicamente viável de eficiência energética disponível nas tecnologias existentes?

Esta publicação examina as oportunidades para melhorar a eficiência energética global até 2040, e conclui que apenas através de ganhos de eficiência será possível extrair o dobro do valor económico da energia utilizada, em comparação com os dias de hoje, o que reduziria a fatura energética para os consumidores em mais de 500 mil milhões de USD por ano, diminuiria as importações de energia e reduziria a poluição do ar nas cidades - uma questão importante para muitos países.

O relatório estabelece uma visão para 2040 que contempla mais 60% de espaço para construção e 20% a mais de população, duplicando o PIB global, usando apenas um pouco mais de energia do que hoje, e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em 12%. A concretização dessa visão requer um aumento imediato nas ações políticas, sendo necessário continuar a aumentar a eficiência de veículos ligeiros e pesados, com base nos progressos realizados nos últimos anos.

Outra prioridade são os sistemas de climatização, que poderiam ser duas vezes mais eficientes do que são hoje, através do estabelecimento de políticas corretas. O investimento global em eficiência energética precisará de aumentar significativamente, mas esse investimento será triplicado, apenas com a economia de energia.

Esta nova análise considera que, para além da eficiência energética, também a bioenergia é uma área essencial para este esforço e traça uma estratégia global, focada no que os governos podem fazer para capturar os benefícios económicos, sociais e ambientais resultantes da sua melhoria. A análise global de eficiência energética da AIE identificou as principais ações que podem gerar um impacto mais positivo, como a eficiência dos edifícios e da indústria, e áreas como a aviação e marinha, onde a eficiência energética se está a tornar cada vez mais importante.

“Embora só alguns países estejam dotados de diferentes recursos energéticos – sejam eles petróleo, gás, energia eólica, energia solar ou hidroelétrica - cada país tem o seu potencial de eficiência energética”, disse Fatih Birol. Graças à importância crítica da eficiência energética na construção de um futuro seguro e sustentável, a AIE considera a Eficiência Energética como o "primeiro combustível" e facilita o intercâmbio de melhores práticas entre economias avançadas e emergentes.

Saiba mais sobre esta interessante publicação aqui.