{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

26/05/2021

“Todos Os Passos Contam” supera 500 mil quilómetros e aproxima-se da meta de 1 milhão de refeições oferecidas

  • Movimento que transforma quilómetros percorridos em refeições está a mobilizar Portugal de Norte a Sul, ilhas incluídas, e ultrapassa a barreira das 500 mil refeições oferecidas
  • Bom tempo no fim-de-semana potenciou recorde de passeios de bicicleta, corridas ou caminhadas convertidas em ajuda à Rede de Emergência Alimentar: foram mais de 114 mil quilómetros percorridos pelos portugueses em apenas dois dias
  • Quilómetros já percorridos pelos portugueses no âmbito deste movimento dariam para percorrer quase 700 vezes Portugal desde o Minho ao Algarve

A meta era ambiciosa, mas bastaram quatro semanas para atingir mais de metade do percurso: o movimento “Todos os Passos Contam”, lançado pela Galp com o apoio da TVI e da Rádio Comercial, superou este fim-de-semana a barreira dos 500 mil quilómetros e está a aproximar-se a passos largos do objetivo de oferecer 1 milhão de refeições através da Rede de Emergência Alimentar.

Os últimos dados apurados pela Galp indicam que só no último fim-de-semana foram contabilizados mais de 114 mil quilómetros ‘convertidos’ em refeições por cidadãos que enviaram para o endereço de email todosospassoscontam@galp.com um print screen do seu telemóvel com a distância percorrida em corridas, caminhadas ou passeios de bicicleta, fosse na rua ou em casa, com passadeira ou bicicleta estática.

Ao todo, no sábado e no domingo registaram-se mais de 8.500 participações, o que mais do que duplicou a média diária de participações que o movimento vinha registando até agora aos fins-de-semana. Com esta adesão massiva dos portugueses, a iniciativa “Todos os Passos Contam” superou os 500 mil quilómetros – e as 500 mil refeições doadas – no domingo, tendo entretanto atingido já um registo de mais de 580 mil quilómetros.

“Partimos com as expectativas altas, porque sabemos que os portugueses nunca falham quando são chamados a apoiar quem mais precisa. Mas os resultados que atingimos e a velocidade a que estamos a progredir estão a surpreender-nos. É uma sensação ótima, perceber que a nossa energia está a contagiar a energia das pessoas em torno de uma causa tão importante como esta”, diz a Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, Joana Garoupa.

A maioria das contribuições recebidas até ao momento foi de passeios de bicicleta (quase 270 mil quilómetros), seguindo-se as caminhadas (161 mil) e as corridas (155 mil). No total, os quilómetros já percorridos pelos portugueses dariam para perfazer quase 700 vezes o trajeto entre o Minho e o Algarve.

Na repartição por distritos, Lisboa (quase 157 mil quilómetros) e Porto (85 mil) surgem destacados na liderança, seguindo-se Setúbal (63 mil), Leiria (37 mil) e Aveiro (36 mil), como aqueles que registam mais contributos em quilómetros percorridos (ver mapa em anexo).

O movimento “Todos os Passos Contam” foi lançado inicialmente pela Galp a 4 de março, com o objetivo de atingir os dois mil quilómetros – e as duas mil refeições – até dia 18 de março. Mas a adesão dos colaboradores da Galp, primeiro, e dos portugueses, depois, pulverizou este objetivo: antes das duas semanas previstas para a duração da iniciativa foram reunidos quilómetros suficientes para doar 10 mil refeições.

Tendo em conta o impacto inicial desta iniciativa, a Galp, a TVI e a Comercial decidiram entretanto recuperar o espírito de colaboração que em 2020 as uniu no projeto “Camião da Esperança” e elevar a fasquia deste novo desafio lançado aos portugueses: alcançar 1 milhão de quilómetros para 1 milhão de refeições. E em poucas semanas, mais de metade do caminho já foi percorrido.