{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

06/05/2022

Repsol patrocina Grande Prémio de Pau “Novas Energias”

  • O programa do Grande Prémio inclui as corridas do campeonato francês de Fórmula 4, onde a multienergética fornece biocombustíveis 100% renováveis aos monolugares.
  • As corridas do histórico Grande Prémio e os eventos associados, darão oportunidade de demonstrar as mais recentes inovações e tecnologias disponíveis para promover a mobilidade sustentável.
  • Grande Prémio de Pau “Novas Energias” terá lugar naquela cidade do sul de França, a 6 e 8 de maio.
  • Com este patrocínio, a Repsol reafirma o seu compromisso de fornecer soluções centradas na sustentabilidade aplicadas às corridas motorizadas de topo.

A Repsol vai patrocinar o Grande Prémio de Pau “Novas Energias”, no sul de França, a 6 a 8 de maio. As corridas históricas da competição realizam-se desde 1933, e este ano terão como tema central as "novas energias para a mobilidade", e darão a conhecer as mais recentes inovações e tecnologias disponíveis para promover a mobilidade sustentável.

O programa do Grande Prémio inclui as corridas do campeonato francês de Fórmula 4, para o qual será a Repsol a fornecer biocombustível 100% renovável para os monolugares, ao longo de toda a temporada de 2022, tornando esta a primeira competição de monolugares do mundo a utilizar este tipo de combustível, 100% renovável, em todas as corridas.

A Repsol irá fornecer mais de 30.000 litros de biocombustíveis avançados fabricados e desenvolvidos no Repsol Technology Lab (Madrid). Os biocombustíveis avançados cumprem os critérios de sustentabilidade estabelecidos na Diretiva Europeia sobre Energias Renováveis (RED), bem como os parâmetros da especificação "Combustível Avançado Sustentável" estabelecida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

As outras competições terão lugar na cidade francesa de Pau, incluindo a FIA WTCR, que utilizará  65% de combustíveis com baixo teor de carbono, a FIA ETCR, para carros elétricos, a Adour-Océan Biofuel Cup by Twin'Cup, e os testes da Electric Racing Academy, o primeiro campeonato do mundo de monolugares elétricos para jovens pilotos.

Em paralelo às competições, a cidade de Pau irá acolher uma conferência dedicada à transição energética para a mobilidade, na sexta-feira 6 de maio, e que contará com a participação de comissários europeus, ministros de diferentes governos europeus, e representantes de empresas, incluindo Luís Cabra, Gestor Executivo de Transição Energética, Tecnologia e Assuntos Institucionais, bem como o Diretor Executivo Adjunto da Repsol. Adicionalmente, fará parte do evento um "Laboratório das Novas Energias" e uma "Nova Aldeia da Mobilidade", que contarão com diversas demonstrações de novos protótipos de tecnologia. O evento que visa sensibilizar o grande público para as inovações e tecnologias disponíveis para a mobilidade sustentável, reunirá inovadores, fabricantes, construtores, entusiastas de automóveis, e condutores.

O patrocínio ao Grande Prémio de Pau e o acordo com a F4 francesa, fazem parte do compromisso global da Repsol com o desporto automóvel, através do qual a empresa multienergética espanhola está envolvida em vários patrocínios. Este ano, a empresa patrocinou Assidre Esteve,  no Dakar 2022, onde em conjunto com esta entidade, desenvolveu o biocombustível da competição do automobilista. No MotoGP, onde a Repsol patrocina a equipa oficial da Honda, está a trabalhar para assegurar que em 2024 os combustíveis utilizados pelas equipas sejam constituídos por, no mínimo, 40% de combustível não fóssil, com o objetivo de que em 2027 todas as motos utilizem esta especificação a 100%, de acordo com as diretrizes da Dorna, responsável pela organização da competição.

A ligação da Repsol com o mundo do automobilismo já tem mais de 50 anos, durante os quais a empresa tem vindo a desenvolver os seus produtos para obter o melhor desempenho. Para o século XXI, a Repsol está comprometida com a sustentabilidade e a eficiência energética, pensando no futuro para desenvolver os melhores combustíveis. A competição de alto nível servirá mais uma vez a Repsol, como palco de testes e ensaios para o desenvolvimento dos seus futuros produtos, para que um dia possam estar disponíveis para os seus clientes nas suas Estações de Serviço.