{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

04/05/2023

Repsol lança combustível 100% renovável em três estações de serviço em Portugal e Espanha

A multienergética já fornece diesel 100% renovável em três estações de serviço localizadas em Madrid, Barcelona e Lisboa.
Em Portugal, está em curso um teste piloto que será efetuado na estação de serviço de Alcochete, em duas bases de clientes e em colaboração com frotas de empresas líderes e operadores logísticos.
Até ao final do ano, um total de 60 postos de abastecimento estarão a distribuir combustível 100% renovável nos principais corredores de transporte da Península Ibérica.
Durante os próximos três meses, na estação de serviço de Alcochete, serão utilizados mais de 400 mil litros de diesel 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2.
Os combustíveis renováveis são uma das principais alavancas da estratégia da Repsol para avançar mais rapidamente na descarbonização dos transportes e tornar-se uma empresa com zero emissões líquidas até 2050.

A Repsol acaba de lançar o fornecimento de combustível 100% renovável em três estações de serviço em Madrid, em Mercamadrid, em Barcelona, em Esparraguera, e na Região de Lisboa, em Alcochete. Com esta iniciativa, a Repsol tornou-se a primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica. As três estações da multienergética já estão a abastecer os clientes com este biocombustível avançado, produzido a partir de resíduos orgânicos, com zero emissões líquidas.

A empresa tem um plano ambicioso para ter 60 estações de serviço, 50 em Espanha e 10 em Portugal, com fornecimento de combustível 100% renovável nos principais corredores de transporte da Península Ibérica até ao final deste ano.

Valero Marín, Diretor-Geral de Clientes da Repsol, sublinhou que "Este lançamento exemplifica, mais uma vez, o nosso compromisso com a descarbonização do transporte, no qual queremos envolver os nossos clientes. Na Repsol, continuamos a dar passos decisivos para liderar a aposta nos combustíveis renováveis na Península Ibérica".

Desde 2022, que a Repsol fornece combustível 100% renovável a clientes profissionais do setor do transporte de mercadorias, incluindo o Grupo Sesé, Scania, Seat, Serveto e Grupo Carreras, bem como empresas de transportes públicos como a Avanza e a Alsa e empresas de maquinaria agrícola como a New Holland. A Repsol também já fez o abastecimento de diferentes tipos de biocombustíveis avançados à Iberia, Vueling e Air Europa para voos domésticos e internacionais, e à Navantia para o transporte marítimo.

Nos desportos motorizados, a Repsol está a desenvolver combustíveis renováveis para a equipa Repsol Honda MotoGP, a fim de cumprir o objetivo de utilizar 40% de combustível renovável a partir de 2024 e 100% até 2027. A empresa já forneceu combustível renovável a grandes competições, como o Rali Dakar, onde Isidre Esteve conseguiu completar todo o rali com 75% de combustível renovável, e a Fórmula 4 francesa, onde a Repsol fez a primeira competição de monolugares a utilizar 100% de combustível renovável. O desporto motorizado é um excelente ensaio para este tipo de combustíveis, com o qual, através de lições aprendidas nas condições mais exigentes, é possível colocar à disposição os melhores produtos para os nossos clientes.

A Repsol iniciou um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço em Alcochete e em bases de dois clientes. O teste envolve 53 viaturas e tem como objetivo avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões. O diesel 100% renovável utilizado no teste é do tipo HVO e apresenta até 90% de redução de emissões líquidas, de CO2.

O teste é realizado em colaboração com frotas de empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Durante os próximos três meses, serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque.