{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

08/03/2022

Repsol inicia construção da primeira fábrica de biocombustíveis avançados na Península Ibérica

A Repsol vai investir um total de 200 milhões de euros neste projeto, que terá a capacidade para produzir 250.000 toneladas por ano de biocombustíveis avançados, biodiesel, biojet, bionafta e biopropano, para utilização em aviões, camiões ou carros, que permitirão uma redução de 900.000 toneladas de COpor ano.

Antonio Brufau, Presidente da Repsol, visitou as instalações do complexo de Cartagena, onde arrancaram os trabalhos de construção da primeira fábrica de biocombustíveis avançados de Espanha. Durante a visita, Brufau foi acompanhado por Antonio Mestre, Diretor do complexo. A visita contou também com a presença do Presidente da Comunidade Autónoma da Região de Murcia, Fernando López Miras, do Delegado regional do Governo da região, José Vélez, e de Noelia Arroyo, Presidente da Câmara de Cartagena.

As novas instalações entrarão em funcionamento no primeiro semestre de 2023, e fazem parte do processo de transformação que a Repsol implementou nos seus complexos industriais para descarbonizar os processos de fabrico de produtos essenciais com uma pegada de carbono baixa, zero ou mesmo negativa.

Com este acordo, as empresas avançam no compromisso de transição energética que tem como objetivo alcançar a neutralidade carbónica. O projeto utiliza a economia circular, um dos pilares estratégicos da Repsol para alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

A utilização de biocombustíveis pode permitir uma redução entre 65% a 85% de emissões líquidas de CO2.

De acordo com Antonio Brufau: "Com este projeto, Cartagena consolida-se como um centro de distribuição de produtos essenciais para o presente e o futuro, e como um exemplo do compromisso da Repsol para a mobilidade sustentável".

Saiba mais aqui.