{{link.titulo}} Login

Notícias das Associadas

03/12/2020

PRIO apoia hospital de Aveiro com duas camas para cuidados intensivos

A PRIO vai doar duas camas para terapias intensivas ao Serviço de Medicina Intensiva ao Hospital de Aveiro, que pertence ao Centro Hospital do Baixo Vouga (CHBV). Estas camas, que se destinam a reforçar a unidade de cuidados intensivos do Hospital de Aveiro, serão especialmente úteis para os doentes de covid-19, numa altura em que um pouco por todo o país, os vários hospitais encontram-se perto de atingir a sua capacidade máxima devido ao agravar da pandemia e consequente aumento do número de doentes a necessitar de tratamento na unidade de cuidados intensivos.

Com esta doação o Hospital de Aveiro vai passar a contar com 10 camas na Unidade de Cuidados Intensivos destinadas exclusivamente a doentes com Covid-19. O Hospital prevê que nos próximos dias mais doentes necessitem de ser transferidos para esta unidade, o que demonstra a premência em aumentar a capacidade de internamento, dotando o serviço de mais camas e outros equipamentos. 

Para Margarida França, Diretora do CHBV, “muito agradecemos à PRIO esta doação ao Hospital de Aveiro de duas camas para cuidados intensivos, que chegam numa altura crítica em o Serviço de Medicina Intensiva mais do que duplicou a sua capacidade de camas em resposta ao número crescente de doentes com a Covid-19 e a necessitar de cuidados intensivos.”

Esta não é a primeira vez que a PRIO se disponibiliza para apoiar a comunidade local no âmbito do combate à pandemia de Covid-19. Ainda durante o mês de março, a PRIO doou cerca de 10 000 litros de etanol, etanol limpo e glicerina à Lusogel, para a produção de álcool gel. A PRIO contribuiu também com a doação de centenas de máscaras, 50 fatos Tyvo de proteção e outro material diverso para serem usados em lares na região de Aveiro. Adicionalmente a PRIO fez ainda outras doações de álcool gel aos Centros Hospitalares da região e aos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Mais ainda, a PRIO tornou acessível um total de 1 000 litros de combustível, em carrinhas de abastecimento que permitiram que centenas médicos, enfermeiros e pessoal hospitalar - dos hospitais de Aveiro - pudessem abastecer as suas viaturas in loco, sem terem de se deslocar a um posto de abastecimento.

A PRIO apoiou ainda a comunidade Aveirense disponibilizando computadores, portáteis e hotspots para que estudantes desfavorecidos pudessem assistir às aulas e estudar online, através das iniciativas StudentKeep, Tech4Covid e Unidos pela Escola.