{{link.titulo}} Login

Notícias

15/09/2020

Publicação Apetro - Contribuição económica do setor petrolífero português

Mercado Petrolífero

A Apetro, com 14 associadas, representa um importante setor da economia, que procura responder a dois desafios vitais para a sociedade: garantir diariamente o abastecimento da energia indispensável a vários setores de atividade e às necessidades básicas das populações, e contribuir decisivamente para a descarbonização da economia, em linha com os objetivos nacionais e da União Europeia. E não há compromissos possíveis com qualquer deles, sob pena de causar uma perturbação irreparável no funcionamento da economia ou de comprometer irremediavelmente o futuro que todos queremos construir.

Por isso, a Apetro vem adotando desde há vários anos, uma nova postura que se pode sintetizar na assinatura que acompanha todas as nossas comunicações “energia em evolução”.

Esta brochura que agora publicamos, pretende de uma forma simples e sintética, dar a conhecer essas duas vertentes. Por um lado, divulgando alguns dados quantitativos que permitem perceber a sua importância no quadro atual do setor energético em Portugal e, por outro, apresentando os grandes desígnios de um setor totalmente descarbonizado até 2050.

Confiamos nas nossas capacidades e resiliência que ao longo de muitas décadas têm sido postas à prova, para superar este duplo desafio. A qualificação dos nossos quadros, as soluções tecnológicas de que dispomos e continuamos a desenvolver, a importância dos nossos ativos, e a interligação com muitos outros setores de atividade, dão-nos a garantia de continuarmos a ser um parceiro ativo, fiável e imprescindível, para alcançar os objetivos de garantia do abastecimento e de descarbonização que enfrentamos.

É com esse espírito, e cientes da importância da contribuição de todas as partes interessadas e forças ativas da nossa sociedade, que continuaremos a garantir o presente e a preparar o futuro.

António Comprido, Secretário-Geral da Apetro

Consulte a publicação aqui.