{{link.titulo}} Login

Notícias

19/11/2012

Posição da EUROPIA sobre intervenção no Mercado Europeu de Licenças de Emissão (EU ETS)

Energia e Clima
Perante as notícias de uma eminente intervenção no ETS publicamos a posição da EUROPIA nesta matéria.

Acreditamos que o ETS continua a ser um instrumento economicamente eficiente e sustentável para o cumprimento das metas de redução de emissões; o regime está em funcionamento e irá permitir que a meta acordada para redução das emissões de GEE seja atingida.

O regime ETS é o principal instrumento do quadro político Energia-Clima da UE, que visa promover reduções das emissões de GEE de forma economicamente eficiente. Acreditamos que o comércio de LE garante à indústria flexibilidade de atuação e que os sectores abrangidos pelo ETS estão a contribuir para a redução das emissões, com uma boa relação custo-eficácia ajudando a atingir as metas de redução das emissões globais de GEE da UE.

Não concordamos, pois, com qualquer intervenção reguladora do regime ETS com a intenção de alterar o preço do carbono. É ainda imperioso que a revisão da ETS tenha em conta as negociações e acordos internacionais de modo a evitar que as pressões sobre a Indústria de Refinação da EU sejam agravadas minando ainda mais a sua competitividade face à s Refinarias instaladas noutras regiões e sujeitas a muito menos restrições.

A Indústria de Refinação da UE continua disponível para participar na revisão do ETS no sentido de se conseguirem os objetivos pretendidos, sem minar irremediavelmente a sua competitividade.

» Clique aqui para ler a posição da EUROPIA nesta matéria