{{link.titulo}} Login

Notícias

30/01/2020

Inf. 100: Verificação das especificações dos lubrificantes

Produtos

Os lubrificantes são produtos de uma elevada complexidade técnica e a sua qualidade e o seu nível de desempenho são determinantes para o bom funcionamento e manutenção dos equipamentos. Para além disso, os lubrificantes contribuem para garantir o cumprimento dos exigentes objetivos de redução de impacto ambiental, seja através das suas propriedades que permitem a redução do atrito interno dos motores, com a consequente redução de consumo de combustível, seja pela sua compatibilidade com os modernos sistemas permitindo a sua atuação na redução de emissão de partículas.

A qualidade e o nível de desempenho de um lubrificante são definidos por especificações técnicas que, de uma forma abrangente e muito detalhada, agregam as características físico-químicas e os níveis de desempenho em ensaios de motor ou outros, que um lubrificante tem de cumprir, para que seja adequado a um determinado equipamento/motor.

As especificações que estabelecem os requisitos que um lubrificante tem de cumprir, para que seja adequado a um determinado equipamento/motor são, portanto, a peça chave na seleção do lubrificante adequado.

(...)

Leia aqui a mais recente Informação da Apetro sobre a verificação das especificações dos lubrificantes.