{{link.titulo}} Login

Notícias

14/10/2020

Hoje é o dia Mundial da Normalização

AQS

Sendo hoje, dia 14 de Oututbro, o Dia Mundial da Normalização, julgamos ser da mais elementar justiça agradecer a todos os que trabalham nesta atividade: os 53 Organismos de Normalização Setorial, as 173 Comissões Técnicas, de algumas das quais a Apetro faz parte, e os mais de 3600 peritos nacionais que nunca deixaram de desenvolver o seu trabalho, reinventando-se e descobrindo novas formas de o fazer perante os constrangimentos impostos pela pandemia.

Durante a fase inicial da pandemia a normalização esteve igualmente na primeira linha, sem que a maioria das pessoas desse por ela.

Pesquisas, elaboração de listas e sites, disponibilização de informação sobre as normas  fulcrais  de suporte aos equipamentos de proteção e combate ao COVID 19 foram uma constante. A nível europeu constatou-se a necessidade de criação de um documento que uniformizasse os ensaios e as caraterísticas das “Máscaras para uso social” e a consequente necessidade de elaborarmos a sua versão portuguesa a par de  um documento nacional com requisitos de certificação para essas mesmas máscaras. Foram muitas semanas de trabalho, reuniões quase diárias, dezenas de peritos envolvidos, pois quando foi preciso unir esforços todos estiveram lá, numa motivação única.

Neste dia da normalização, gostaríamos igualmente de agradecer e dar os PARABÉNS ao IPQ, enquanto Organismo Nacional de Normalização, e a todos os técnicos do Departamento de Normalização que zelam para que as Regras e Procedimentos da Normalização sejam cumpridas, dando confiança e suporte à normalização nacional.

Assista a um pequeno filme de celebração do dia de hoje.