{{link.titulo}} Login

Notícias

07/10/2019

Falecimento do Eng.º Manuel Ferreira de Oliveira

Mercado Petrolífero

Foi com grande tristeza e profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Eng.º Manuel Ferreira de Oliveira, figura incontornável da Indústria Petrolífera em Portugal.

O Eng.º Manuel Ferreira de Oliveira licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde foi posteriormente Professor Catedrático, e obteve os graus de Master of Science e de Doutor em Engenharia na Universidade de Manchester, tendo igualmente recebido formação na área de Gestão no IMD, em Lausanne, Suíça, e na Harvard e na Wharton Business Schools, nos Estados Unidos da América.

Com uma carreira notável na Indústria Petrolífera Internacional, viveu e trabalhou na Venezuela e no Reino Unido, países onde desempenhou variados cargos ao serviço de PDV – Petróleos de Venezuela, S.A. e da BP – então British Petroleum Company, Plc., foi Diretor de Planeamento Corporativo da Lagoven, S.A. (Caracas), Administrador da Nynas Petroleum (Estocolmo), da Rhur Oel (Dusseldorf) e da PDv Services (Haia), Administrador e CEO da BP Bitor, S.A. e da Bitor Energy, Plc. De 1995 a 2000, foi Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo da Petrogal, onde regressou em 2006 à já então Galp Energia, depois de ter liderado a Unicer – bebidas de Portugal, SGPS, S.A.

O Eng.º Manuel Ferreira de Oliveira presidiu à APETRO de 1998 a 2000, tendo sido um grande impulsionador da Associação.

Detentor de uma extraordinária capacidade de liderança, conhecimento e competência, foi inúmeras vezes distinguido nacional e internacionalmente.

A APETRO presta-lhe uma merecida e justa homenagem, endereçando sentidas condolências aos seus familiares e amigos, com quem se solidariza neste momento de pesar.