{{link.titulo}} Login

Notícias

15/11/2017

Agência Internacional de Energia acaba de lançar o “World Energy Outlook 2017”

Energia e Clima

Mudanças globais no sistema energético

O panorama global da energia está em transição, apresentando quatro mudanças em grande escala no sistema de energia global, que estabeleceram o cenário para o World Energy Outlook 2017: a rápida implantação e a queda dos custos das tecnologias de energia renovável, a crescente eletrificação da energia, a mudança para uma economia mais orientada para os serviços e um cabaz energético mais limpo na China, e a resiliência do petróleo e do gás de xisto nos Estados Unidos.

Essas mudanças ocorrem num momento em que as distinções tradicionais entre produtores e consumidores de energia se estão a esbater e um novo grupo de grandes países em desenvolvimento, liderado pela Índia, entra em cena, e fornecem o pano de fundo do World Energy Outlook (WEO) 2017, que inclui uma atualização completa relativa à oferta e á procura em 2040, com base em diferentes cenários.

No cenário das Novas Políticas, as necessidades energéticas globais aumentam mais lentamente do que no passado, mas ainda assim, aumentam 30% entre hoje e 2040. Isso equivale a adicionar outra China e Índia à procura global atual. Uma economia global que cresce a uma taxa média de 3,4% ao ano, uma população que se expande dos atuais 7,4 mil milhões para mais de 9 mil milhões em 2040 e um processo de urbanização que adiciona uma cidade do tamanho de Xangai à população urbana mundial a cada quatro meses, são as forças-chave que sustentam estas projeções, acompanhadas por análises detalhadas do seu impacto sobre as indústrias de energia e os investimentos, bem como nas implicações para a segurança energética e o meio ambiente.

A maior contribuição para o crescimento da procura - quase 30% - vem da Índia, cuja participação na utilização global da energia aumenta para 11% até 2040 (ainda muito abaixo da sua quota estimada na população global de 18%).

O Sudeste Asiático é outro peso pesado crescente na energia global, com uma procura crescente a duplicar o ritmo da China. Em geral, os países em desenvolvimento na Ásia representam dois terços do crescimento global da energia, com o resto proveniente principalmente do Médio Oriente, África e América Latina.

O relatório deste ano inclui um foco na China, examinando como as suas opções poderiam remodelar as perspetivas globais para todos os combustíveis e tecnologias. Foca também o gás natural, e analisa como o aumento do gás de xisto e do GNL está a mudar o mercado global de gás, bem como as suas oportunidades e riscos, na transição para um sistema de energia mais limpo.

O WEO-2017 também introduz um novo cenário importante - o Cenário de Desenvolvimento Sustentável - que descreve uma abordagem integrada para alcançar objetivos acordados internacionalmente sobre mudanças climáticas, qualidade do ar e acesso universal à energia moderna.

Clique aqui para saber mais sobre o WEO-2017.