{{link.titulo}} Login

Notícias

05/02/2024

A procura por combustíveis sustentáveis irá crescer, à medida que o mundo se esforce para cumprir as metas de descarbonização

Energia e Clima

Em todos os cenários do Global Energy Perspective 2023 da McKinsey & Company, prevê-se que os combustíveis sustentáveis registem um crescimento significativo em todos os sectores, especialmente nos de difícil descarbonização, onde a eletrificação deverá ser limitada devido a requisitos de infraestruturas, peso ou autonomia.

Estes diferentes cenários de transição energética apreciam situações que vão desde o aquecimento de 1,6°C a 2,9°C até 2100, e esboçam uma série de cálculos baseados em vários pressupostos subjacentes, tais como o ritmo do progresso tecnológico e o nível de aplicação das diferentes políticas.

O Global Energy Perspective 2023: Sustainable Fuels Outlook, analisa com profundidade o papel que se prevê que os combustíveis sustentáveis venham a desempenhar na descarbonização dos sistemas energéticos e o que será necessário para aproveitar esta solução, realçando que alcançar as metas de descarbonização exigirá uma combinação de vetores energéticos, sendo os combustíveis sustentáveis um deles.

Prevê-se que os combustíveis sustentáveis registem um crescimento significativo em todos os sectores e, à medida que a procura aumenta, também aumenta a necessidade de investimento em projetos que escalem a sua produção.

Os combustíveis sustentáveis têm potencial para desempenhar um papel significativo na descarbonização do setor energético, oferecendo uma solução versátil que pode ser usada numa ampla gama de aplicações, desde o transporte até à indústria. No entanto, o panorama dos combustíveis sustentáveis é complexo, com vários tipos de combustíveis, vários caminhos tecnológicos e diferentes matérias-primas a considerar. Esta complexidade pode tornar difícil para os clientes, governos e fornecedores compreenderem plenamente os benefícios e desafios dos combustíveis sustentáveis.

Desbloquear a procura, o investimento e o fornecimento futuros de combustíveis sustentáveis exigirá a colaboração entre as partes interessadas. Em particular, dado os prazos de retorno a longo prazo típicos dos projetos de combustíveis sustentáveis, a clareza na regulamentação poderá permitir decisões de investimento. Através de esforços colaborativos, poderá ser estabelecido um futuro de baixo carbono que beneficie tanto o ambiente como a economia, à medida que a procura por transportes sustentáveis continua a aumentar.

Saiba mais no Global Energy Perspective 2023: Sustainable fuels outlook